O que é o método Montessori?
O Método Montessori é o resultado de pesquisas científicas e empíricas desenvolvidos pela médica e pedagoga italiana Maria Montessori no início do século XX.
Dra. Maria Montessori nasceu em 31 de agosto de 1870, em Chiavaralle, na Itália. Médica, pedagoga e antropóloga, Montessori dedicou a vida a compreender como as crianças se desenvolvem social, intelectual, física e espiritualmente. Observando o comportamento de crianças em todo o mundo, ela descobriu padrões universais de desenvolvimento que podem ser detectados em todas as crianças, independentemente da cultura ou da época em que vivam. A partir de suas observações, desenvolveu a pedagogia montessoriana, que ainda encontra desdobramentos e seguidores no mundo todo nas escolas montessorianas, na educação para a primeira infância e educação infantil até a idade adulta. Foi uma das primeiras mulheres a receber o diploma de Medicina na Itália.
Em 1904, passou a lecionar Pedagogia na Universidade de Roma e, três anos mais tarde, foi incumbida de cuidar de um grupo de crianças na favela de San Lorenzo, também em Roma. Foi aí que ela começou a ver a importância de um ambiente positivo e estimulante que muda com as necessidades de desenvolvimento da criança. Ao observar as crianças e suas respostas ao meio ambiente, ela as viu demonstrar capacidades e interesses que superaram suas expectativas.
A pedagogia montessoriana é um método centrado na criança, que envolve atividades conduzidas por crianças (chamadas de “trabalho”), salas de aula com crianças de várias idades e professores que incentivam a independência entre seus alunos. A Dra. Montessori acreditava que os alunos aprendem melhor quando estão escolhendo o que aprender e que a filosofia deve estar presente na sala de aula.
Também conhecido como método de educação Montessoriano, tem como base a atividade autodirigida, aprendizagem prática e brincadeiras colaborativas.
Nas escolas que fazem uso do Método Montessori as crianças trabalham em grupos e individualmente e fazem escolhas criativas voltadas ao aprendizado, enquanto o professor oferece atividades à idade para orientar o processo.
Este método auxilia a criança a descobrir e explorar o conhecimento do mundo, desenvolvendo ao máximo seu potencial.
A educação montessori cobre todos os períodos da educação, do nascimento até os 24 anos, contemplando um currículo integrado. Antes de desenvolver o método, Dra. Montessori observou que a criança vai desde a infância até a idade adulta por quatro períodos evolutivos chamados “planos de desenvolvimento”. O primeiro deles, que se inicia no nascimento e continua até os seis anos de idade, é caracterizado pela “mente absorvente” da criança, que capta e absorve todos os aspectos, bons e maus, do ambiente que o cerca, sua linguagem e sua cultura.
No segundo plano, dos 6 aos 12 anos, a criança possui uma “mente racional” para explorar o mundo com imaginação e pensamento abstrato. Já no terceiro plano, que vai dos 12 aos 18 anos, o adolescente possui uma “mente humanística”, que procura compreender a humanidade e contribuir para a sociedade. No último plano de desenvolvimento, dos 18 aos 24 anos, o adulto explora o mundo com uma “mente especialista”, encontrando nele o seu lugar.
Pilares do Método Montessori
Quer entender a fundo a teoria do método? Em seu livro O Segredo da Infância, Maria Montessori estruturou 6 pilares fundamentais para entender o desenvolvimento da criança de acordo com sua concepção inovadora. A seguir, apresentamos cada um deles:
Ambiente Organizado
De acordo com o método, o espaço em que a criança será inserida deve incentivá-la física e psicologicamente. Por isso, materiais e objetos didáticos são importantíssimos.
Você já viu uma sala de aula montessoriana? Ela possui móveis baixinhos e fáceis de acessar. Isso acontece pois um ambiente de educação organizado de acordo com a teoria deve manter disponíveis à criança todos os materiais que ela utilizará.
Dessa forma, o indivíduo fica livre para pegar o que precisa e organizar tudo ao final. Para Montessori, com organização da vida material, também se organiza o pensamento – e esse processo deve ocorrer de maneira autônoma, partindo do próprio indivíduo com auxílio dos adultos. Não há educação sem organização!
Autoeducação
Observando o desenvolvimento dos pequenos, Maria Montessori concluiu que crianças possuem uma habilidade inata e natural para aprender. Por meio do contato com indivíduos de seu meio, ela aprende sozinha a andar, falar, comer, interagir. Se inserida em um ambiente saudável e rico, a criança se desenvolverá por si mesma.
Por essa razão, escolas montessorianas costumam unir idades diferentes em um mesmo ambiente. Em contato com crianças mais velhas, os menores buscam espelhar suas atividades para atingir níveis mais avançados de desenvolvimento: interessam-se mais cedo pela leitura e linguagens mais sofisticadas, além de expandirem seus leques de experiência.
Ao mesmo tempo, convivendo com crianças mais novas, os maiores podem experienciar um microcosmo diverso, que imita a vida no mundo – repleta de pessoas diferentes que se relacionam, negociando seus desejos, direitos e deveres. Desenvolve-se, assim, um olhar empático e cuidadoso que será levado às próximas fases do desenvolvimento.
O enriquecimento do ambiente com pessoas e materiais é a melhor maneira de incentivar a autoeducação. É prover os elementos necessários para que a criança exerça suas capacidades naturais de descobrir e se desenvolver!
Educação como ciência
Uma prática pedagógica sob o método montessori busca conduzir uma aula assim como se conduz um projeto científico. Dessa maneira, os conteúdos não são transmitidos do professor aos alunos, num processo verticalizado e mecânico, mas são construídos por toda a turma, em conjunto, com a liderança participativa do professor.
Casa assunto novo, portanto, é descoberto por todos em um trabalho de investigação, raciocínio e discussão, valorizando a autonomia do aluno e o poder do coletivo.
Educação cósmica
Para que os conteúdos da escola façam sentido, devem estar relacionados em um todo maior, em que tudo se mistura. Quando divididos, os conhecimentos ficam presos ao nível da abstração, sem nunca encontrar funcionalidade ou valor na vida prática.
Aqui, o educador precisa mostrar à criança os caminhos lógicos de compreender o mundo, fazendo-a assimilar as informações recebidas e estimular sua criatividade – tudo isso sob a premissa de que tudo está interligado!
Adulto preparado
Este pilar é considerado por muitos o mais difícil dentro da teoria Montessori. Isso acontece por que, em nossas práticas mais tradicionais, carregamos muitos comportamentos nocivos que podem ser difíceis de desconstruir.
De acordo com o método, o adulto deve fornecer à criança o ambiente e a assistência necessários para que ela realize sozinha tudo que estiver a seu alcance. Para isso, deverá ser um ótimo observador e interferir o mínimo possível, sem fazer para a criança nada que ela possa realizar sozinha. Assim, não se desperdiça nenhuma oportunidade de desenvolvimento!
Ao notar que a criança está concentrada em algo, o adulto deve se limitar à observação distante, respeitando a criança e permitindo que ele conheça suas próprias habilidades e dificuldades. Mantendo-se por perto, porém, deve estar disponível para orientar e discutir, oferecendo poucas respostas e muito incentivo à investigação.
Criança equilibrada
No método Montessori, acredita-se que, com o ambiente adequado e a presença de um adulto preparado, a criança está livre para desenvolver-se plenamente, de maneira equilibrada e feliz.
Por criança equilibrada, entende-se um indivíduo empático e calmo, com habilidade de se concentrar e respeitar a concentração do próximo, responsável e autônomo, com autoestima elevada para realizar suas potencialidades e autocontrole para lidar com pessoas e coisas. É a criança que se desenvolve naturalmente, respondendo às características de cada fase do seu crescimento.
O conjunto de materiais usados no método montessori foi projetado ao longo de muitos anos pela Dra. Maria Montessori e seus associados, criando uma representação física concreta dos conceitos e habilidades que as crianças são naturalmente motivadas a aprender em seu curso normal de desenvolvimento. Foi nessa época que fundou sua primeira Casa dei Bambini (Casa das Crianças, em italiano), que daria início a uma série de outras instituições de ensino que seguiriam os mesmos princípios de desenvolvimento natural das crianças. A Dra. Montessori foi nomeada para o Prêmio Nobel da Paz em 1949, 1950 e 1951 e continuou trabalhando, ensinando e escrevendo até seu falecimento, em 1952.
A inteligência da criança observa amando e não com indiferença – isso é o que faz ver o invisível.
Maria Montessori